segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Agentes da polícia civil do RS tem aulas de Hapkido

Dois delegados e quatro agentes receberão faixa preta. Aulas acontecem no prédio do Denarc, até três vezes por semana.

Dois delegados e quatro agentes da Polícia Civil devem receber o certificado de faixa preta de Hapkido, arte marcial de origem coreana, na próxima quinta-feira (15). Segundo nota divulgada pelo governo estadual, os agentes, que fazem parte do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), praticam a luta há quase três anos e são os primeiros a chegar à última graduação. Leia mais...

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Conheça algumas regras para se praticar o judô

- Respeitar os superiores e os colegas.
- Cumprimentar corretamente ao entrar e sair do Dojô.
- Manter silêncio no Dojô.
- Ajoelhar em ordem,quando da chegada do professor.
- Estar atento as instruções do professor.
- Sentar-se corretamente no tatami.
- Não beber água durante as aulas.
- Sair durante as aulas somente em casos de extrema necessidade,com a devida permissão do professor.
- Conservar o Dojô sempre limpo.
- Não treinar em outras academias sem a autorização do professor.


Signifado de algumas palavras usadas no Judô:   
 
- DOJÔ – Academia (Salão de Concentração)
- JÔ-SEKI – Lugar onde se sentam as autoridades (ao lado do altar)
- REI-HÔ – Saudação ( Maneira de Cumprimento)
- REI – Cumprimento
- MOKUSÔ – Meditação (Fechar os olhos e manter  silêncio)
- ZA-REI – Cumprimento ajoelhado
- RITSU-REI – Cumprimento em pé
- SHI-HAN – Mestre
- SENSEI – Professor
- SEITÔ – Aluno
- DÔO-HAI – Colegas
- NINTAI – Perserverança (paciência)
- DORYOKU – Esforço (empenho)
- HISSHYÔ – Ei de vencer
- KATANÁ – Espada
- DAITÔO – Espada Maior
- SHÔOTÔO – Espada Menor
- TANTÔO – Punhal
- BOKKEN – Espada de Madeira
- TÊ – GATANÁ – Mão usada como Espada
- HÔOTYÔO – Faca
- HASSAMI – Tesoura
- TANJYÚ –Revolver
- TOKEI – Relógio
- TAIMU-DOKEI – Cronômetro
- JIKAN – Horário (ou horas)
- FUN – Minutos
- BYÔO – Segundos
- SEMPAI – Superiores (Classe)
- KÔ –HAI – Inferiores (Classe)
- ANATA – Senhor (ou Senhora)
- KIMI – Você
- WATAKUSHI – Eu
- BOKU – Eu  (Masculino)
- OHAYÔ-GOZAIMASU – Bom Dia
- KON-NITI-WA –  Boa Tarde
- KON-BAN-WA – Boa Noite
- SAYONARA – Até Logo
- GOMEM (SHIKKEI) –  Perdão , desculpe-me
- GOMEN-KUDASSAI – Com licença
- ONEGAI-SHIMASU – Por Favor
- ARIGATÔ-GOZAIMASU – Obrigado
- SUMIMASEN – Perdão
- HATÁ – Bandeira
- KOKKI – Bandeira Nacional
- AKÁ – Vermelho
- SHIRÔ –  Branco
- AÔ – Azul
- KII – Amarelo
- MIDORI – Verde
- MURASAKI – Roxo
- TYAIRÔ – Marrom
- ORENJI – Laranja
- KURÔ – Preto
- SENSHU-KEN – Campeonato
- SEKAI – Mundial
- KOKUSAI – Internacional
- NAMBEI – Panamericano
- ZENKOKU – Nacional
- KEN – Estadual
- CHI – Capital
- GUN – Munícipio
- MURÁ –  Bairro
- KUIKI –Distrito
- KIAI  –Grito
 

Saiba mais....

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Luta entre Junior Cigano e Cain Velasquez está próxima, afirma Dana White

Uma das disputas de cinturão do UFC mais esperadas de 2011 está cada vez mais próxima de acontecer. Segundo o presidente do Ultimate, Dana White, a luta entre o brasileiro Junior Cigano e o mexicano Cain Velasquez deve ser realizada ainda no começo do ano.

"A luta não está marcada, e também não temos local definido. Mas certamente eles vão lutar logo, um pouco depois do ano novo", afirmou White à imprensa americana.

Depois de um ano de 2010 meteórico, Cigano ganhou o direito de desafiar Cain Velasquez antes mesmo que o então top dos pesos pesados Brock Lesnar tivesse sua revanche. Lesnar foi superado com muita facilidade por Velasquez, que também já bateu Rodrigo Minotauro.

Regras não serão mudadas

Alvo de muita polêmica depois da vitória de Quinton "Rampage" Jackson sobre Lyoto Machida, no UFC 123, a arbitragem também foi criticada por Dana White. No entanto, ele afirmou que não mudará nem o sistema de pontuação nem as regras de segurança.

"O que temos que fazer é uma grande pesquisa para ver os caras que estão apitando bem nas lutas e recrutá-los para o UFC. Eu também não mudaria as regras, sei que há muitos fãs que gostariam de ver joelhadas na cabeça no chão, mas ainda vamos ficar algum tempo com essas regras", assegurou.

fonte: SRZD

domingo, 19 de dezembro de 2010

Sem um dos braços, lutador de jiu-jitsu é exemplo de perseverança em Campo Grande

Ele se considera “um exemplo para muita gente”. Adílson Higa, de 38 anos, se preparava para disputar no ano passado o Campeonato Pan-Americano de Jiu-Jitsu em Salvador (BA), mas um acidente quase tirou sua vida, e após passar mais de duas semanas em coma, teve que amputar seu braço esquerdo. Nada disso o impediu de vestir novamente o quimono e voltar a dar aulas. Para ele, foi a luta que deu forças para continuar a viver.

“Com problemas ou não, crianças, dentro e fora dos tatames... Muita gente que conhece minha trajetória, sabe o esforço que fiz para superar a dor física e mental da tragédia, e hoje olhar para trás e ver que venci”, comemora o atleta, que neste ano conquistou medalhas nos oito torneios que disputou.

“Eu creio que sou um exemplo para muita gente. Muitas pessoas me param e perguntam, ou porque conhecem alguém ou têm algum parente que sofreu acidente de moto. Elas ficam mais surpresas quando falo que ainda luto jiu-jitsu em alto nível, sem ser paraolímpico”, frisa.

Este ano, as principais conquistas do campo-grandense dentro dos tatames foram as duas medalhas de bronze no Campeonato Pan-Americano de Jiu-Jitsu Esportivo, que aconteceu entre os dias 21 e 24 de outubro, em Brasília (DF). Ele foi o único representante de Mato Grosso do Sul no torneio, que reuniu cerca de 2000 atletas do Brasil, Estados Unidos, Europa e Ásia.

“Consegui medalhas que pouca gente tem aqui no Estado. Só lutaram os caras ‘top’ do jiu-jitsu, como o Roberto Abreu, Alan Régis, ou seja, de um universo de mais 2000 praticantes no Estado, eu lutar com os melhores do Brasil e trazer medalhas é um feito inédito, e na minha condição, você imagina a repercussão lá fora”, afirma o lutador, que ainda sente algumas dificuldades para adaptar-se.

“Como eu luto com pessoas ‘normais’, ainda faz falta o outro braço, mas como não tem um torneio específico... Essa é a maior dificuldade”, lamenta.

Leia mais..

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

CDK realiza torneio de karatê no Sesi

O CDK (Clube Desportivo de Karatê) comandado pelo Professor Marcos Vinicius que também preside o FERKSAL(Federação de Karatê SHOTOKAN/AL),promoveu na manhã do último domingo 12, um grande torneio intermunicipal envolvendo várias academias de karatê do nosso Estado.

O evento aconteceu no antigo Clube dos Trabalhadores (SESI) hoje municipalizado, e tomou toda manhã com competições entre crianças e jovens de várias idades e categorias. Foi uma manhã intensa de gostosos combates onde reinou a harmonia e o respeito entre os competidores, prevalecendo o espírito de competitividade. Ao final daquela manhã esportiva,vejam os resultados:

Categoria infantil 7a8 anos/1º lugar Douglas aluno da academia Tigre de Olho D'agua das Flores, isso no kumitê, já na no mirim, o título ficou com Diana do Peti categoria 6 anos, 9 e10 anos feminino, Iara do Projeto Lygia Toledo foi a vencedora. Masculino 9e10 anos, Klaudson do Peti, 11 e12 anos feminino, Eloysa do Projeto Lygia Toledo, 11 e12 masculino, Lenaldo do projeto Lygia Toledo, 13e14 anos feminino, Débora do Projeto Lygia Toledo, 13 e14 anos masculino, Wesley Academia Tigre. 13e14 anos masculino, Weslley do Peti,15 a 17 anos juvenil "A" Heudes Lee academia resistência-Penedo,16 e18 anos feminino Edilma CDK.

por Geraldo José

fonte: Conexão Penedo

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

João Rocha é homenageado pela Federação de Judô do MS

No último sábado (11) o vereador Prof. João Rocha (PSDB), vice–presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) foi duplamente homenageado pela Federação de Judô de Mato Grosso do Sul (FJMS).

As homenagens aconteceram com destaque nacional e internacional. A primeira foi por ter sido o principal articulador para conseguir trazer a Campo Grande o Campeonato Brasileiro Sub-13, masculino e feminino, que ocorreu em 11 de agosto de 2010, no ginásio do Guanandizão.

Durante o campeonato realizado na Capital os atletas locais obtiveram ótimo desempenho, conquistando dois ouros, duas pratas e três bronzes, que segundo o Presidente da FJMS, César Paschoal, é sem dúvida, um dos mais expressivos resultados já conquistados pelo judô de MS em um brasileiro final.

Com o resultado o Estado classificou os dois campeões para o Pan Americano de judô que ocorreu na Cidade do Panamá, no Panamá, além de ter um técnico convocado pela CBJ, o professor Igor Costa da Rocha. Já a homenagem de destaque internacional se deve à convocação do vereador pelo Ministério do Esporte e Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para chefiar a Delegação Brasileira nos XVI Jogos Sul-americanos Escolares, realizado no início deste mês em Lima, no Peru.

fonte: MS Noticias

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Wanderlei Silva e Chael Sonnen renovam ameaças pelo twitter; luta deve ocorrer em 2011

Mais uma grande rivalidade está consolidada no principal evento de MMA (Mixed Martial Arts) do mundo, o UFC (Ultimate Fighting Championship). A lenda brasileira, Wanderlei Silva, e o norte-americano Chael Sonnen voltaram a trocar 'farpas' pelo twitter e uma luta entre os dois deverá ser confirmada em breve.

Os problemas entre os dois atletas começaram logo após o UFC 117, quando Sonnen perdeu a disputa do cinturão dos médios para Anderson Silva. O representante do time 'Quest', liderado por Dan Henderson, fez uma série de provocações aos irmãos Nogueira, irritando Wanderlei que, pessoalmente, mandou o recado: "Você não pode faltar com respeito assim. Não é bom para conservar os dentes". Leia mais...

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A NOBRE ARTE DO MUAY THAI

  • Treinamento de Muay Thai Tradicional & Moderno
     
    Iniciação dos Ritos Tradicionais
  • Treinamento Técnicas Tradicionais & Modernos
    Princípios Fundamentais
  • Alveje áreas de punho, de pés, de joelho e de cotovelo do corpo em técnicas básicas de Muay Thai
  • Punho, pés, joelho e cotoveladas
  • Técnicas de Defesa e Ataque
    Mae Mai - Luk Mai as técnicas principais e menores de Muay Thai
  • Wai Khru - Rummuay Prega o respeito ao professor
  • Sumário
  • VEJA MAIS...

domingo, 5 de dezembro de 2010

Judo Kodokan

  • Este livro, da autoria do criador do Judô Kodokan, é o guia mais abrangente e abalizado já escrito sobre essa arte marcial. Mais de cem anos atrás, Jigoro Kano dominava a arte do manejo da espada e do combate sem armas. Sem conseguir encontrar nenhum princípio por trás dessas técnicas, ele se dispôs a criar uma nova arte marcial que refletisse o conceito de eficiência máxima no uso da energia física e mental. Os conceitos e técnicas de judô ensinados hoje em dia na Kodokan são os originalmente criados por Jigoro Kano, e foram todos reunidos neste livro. Abrangendo desde as técnicas básicas até os exercícios formais pré-estabelecidos para homens e mulheres, Judô Kodokan oferece explicações detalhadas de como as técnicas são combinadas em dois tipos de prática: randori (prática livre) e kata (prática das formas). Além de um capítulo sobre os métodos tradicionais de ressuscitação, no final do livro é apresentado um apêndice muito útil, com informações sobre o autor e o Centro Internacional de Judô da Kodokan, e também um glossário com os termos mais usados no judô. Ricamente ilustrado, Judô Kodokan é um excelente aliado dos alunos e instrutores que desejam conhecer a fundo os princípios, as técnicas e o espírito dessa tão popular arte marcial.


  • Editora: Cultrix
  • Autor: JIGORO KANO
  • ISBN: 9788531610233
  • Origem: Nacional
  • Ano: 2009
  • Edição: 1
  • Número de páginas: 272
  • Acabamento: Brochura
  • Formato: Médio

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Katana - A espada perfeita!

No século 14 um ferreiro chamado Masamune desenvolveu uma técnica de fabricação de estruturas duras e flexíveis de aço para ser usada em espadas. Surgia a poderosa Katana, a espada Samurai, considerada até hoje uma das mais perfeitas espadas do mundo. O Samurai utilizava diversas armas, mas a Katana era a arma que era sinônimo de samurai. O Bushido ensinava que a Katana era a alma do Samurai. Eles acreditavam que a Katana era tão valiosa que muitas vezes lhe davam um nome e a consideravam como parte de suas vidas.
Acredita-se que sua origem tenha sido a espada reta chinesa. Construída de forma artesanal, a Katana sofreu diversas alterações ao longo da história do Japão, por isso seu nome varia de acordo com o período ao qual pertence: Jokoto, Koto (espada antiga), Shinto (espada nova) e Gendaito (espada moderna). Esta última é na verdade uma imitação da espada tradicional, usada hoje para cerimoniais, pois, apesar de ter a aparência de uma espada tradicional, não é fabricada artesanalmente. A Katana hoje é um símbolo da cultura japonesa, um verdadeiro tesouro vivo, o que explica as leis que a protegem naquele país. Não é mais uma arma, mas um valioso objeto de arte que atrai pessoas do mundo inteiro e continuará a exercer o seu fascínio por muito tempo.
A Katana é feita de duas ligas de aço, uma flexível no interior e outra rígida no exterior, num processo artesanal bastante complexo. A primeira liga é utilizada para que a lâmina não estilhace, vergando-se, e a segunda para conferir a força necessária para que a lâmina corte e defenda os golpes de outras armas. O aço japonês utilizado em sua fabricação é uma liga diferente do aço ocidental, muito difícil de fabricar. A fundição é feita em recipientes de argila e não em um forno convencional.
Os artesãos do passado consideravam a arte de fazer espadas uma disciplina espiritual, purificando sua mente, seu corpo e seu espírito, bem como seu local de trabalho (em um ritual que podia durar semanas) antes de iniciar uma nova espada, porque consideravam seu trabalho um ato religioso que dava vida à lâmina, tornando-a portadora da energia de seu criador. Por isso o mestre-espadeiro não fazia sexo, não bebia, não comia carne e afastava-se das pessoas comuns durante todo o processo para não contaminar a espada, do contrário tudo teria de ser feito novamente.
A Katana tornou-se conhecida e respeitada porque era a arma tradicional dos samurais. Corta apenas de um lado e a lâmina é ligeiramente curva, resultado do seu processo de fabricação. Era usada tradicionalmente junto com a Wakizashi (menor que a Katana), sendo a Katana utilizada em campo aberto enquanto a Wakizashi era utilizada para lutar em pequenos espaços. O conjunto das duas armas chama-se Daisho, literalmente "grande e pequeno", e somente um samurai poderia usá-las, representando sua honra e prestígio.
Com a mudança de alguns conceitos, principalmente relacionados com a finalidade prática da espada, instrutores de esgrima começaram a ressaltar a importância da busca espiritual como uma forma de aprimoramento pessoal. Assim a Katana teria a função de dar a vida e não de tirá-la. O treinamento levaria o praticante a se conhecer e a aprender a viver em sociedade. Surgia o "caminho da espada" (Kendo) e as diversas artes marciais relacionadas a sua prática.

fonte: Artes Marciais.net